Falsa Igreja Primitiva Restaurada - A Falácia Mórmon
Ainda Existe Chamado de Profeta? |
Se a igreja Mórmon é a igreja restaurada de Cristo com a mesma estrutura da igreja primitiva, então porque tantas diferenças nas estruturas básicas? Vamos ver apenas duas:
1 - APÓSTOLOS
Igreja Primitiva
Nomes: “Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”(Mateus 10:2-4)
Mesmo após a ascensão de Cristo e morte de Judas Iscariotes, Matias foi chamado para substituir Judas e a igreja continuou com 12 apóstolos:"E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos." (Atos 1:26)
Mesmo após a ascensão de Cristo e morte de Judas Iscariotes, Matias foi chamado para substituir Judas e a igreja continuou com 12 apóstolos:"E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos." (Atos 1:26)
Igreja Mórmon
Nome: Tomas S. Monson, Henry B. Eyring, Dieter F. Uchtdorf , Boyd K.Packer, L. Iom Perry, Russell M. Nelson, Dallin H. Oaks, M. Russell Ballard, Richard G. Scott, Robert D. Hales, Jeffrey R. Holland, David A. Beadnar, Quentin L. Cook, D. Todd Chistofferson, Neil L. Andersen (Autoridades Gerais)
O presidente da Igreja e seus dois conselheiros são apóstolos e seus cargos de apóstolos são vitalício.
Pergunta: Quando a igreja primitiva teve um Quorum de 15 apóstolos, sendo um chamado como "profeta" para liderar a igreja?
Resposta: Nunca
O presidente da Igreja e seus dois conselheiros são apóstolos e seus cargos de apóstolos são vitalício.
Pergunta: Quando a igreja primitiva teve um Quorum de 15 apóstolos, sendo um chamado como "profeta" para liderar a igreja?
Resposta: Nunca
2- PROFETAS
Igreja Primitiva
A Igreja primitiva mesmo com a ascensão de Cristo, não foi colocado nenhum profeta para guiar a igreja, pois Cristo continuou com a igreja, sendo o cabeça. " E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.[...] eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.(Mateus 28:18-20)
Igreja Mórmon
Thomas S. Monson |
Nome: Tomas S. Monson
Hoje a igreja mórmon tem um profeta que é o líder e cabeça da igreja, misturando o judaísmo com o Cristianismo, pois Cristo nunca instituiu profetas para liderar sua igreja.
Profetas no Novo testamento instituído para igreja (Ekklesia) de Cristo não tinham função de liderar a igreja, quem era profeta ou exercia o “dom de profecia” era para edificar o corpo de cristo e não para liderar a igreja..
A igreja Mórmon coloca o profeta presidente, acima dos demais apóstolos, mas vamos ver o que Paulo ensina sobre as responsabilidades dos chamados e "dons" na igreja:
" E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;" (Efésios 4:11-12)
Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. (1 Coríntios 12:28)
Paulo ensina duas coisas importantes que a igreja mórmon ignora:
1- O chamado de apóstolo precede ao de profeta. Na igreja mórmon o chamado de profeta é algo acima dos apóstolos comuns (veja) . A igreja Mórmon traz o conceito do Velho Testamento, retrocedendo à Antiga aliança em que profeta era responsável por liderar espiritualmente o povo de Deus, esquecendo de ler o Novo testamento e entender que estamos na Nova aliança, estabelecida por Cristo, onde Ele encerrou o lei dos profetas(Lucas 16:16).
2- Os "dons" e chamados são apenas para edificação do Corpo de Cristo. Quem guia a igreja é Cristo e não um profeta ou apóstolo, todos os chamados e os dons são apenas para fortalecer os membros, existe apenas uma cabeça que é Cristo, os demais fazem parte do corpo de Cristo, ninguém tem autoridade para se manter sobre os demais membros pois todos fazem parte do Corpo. Não é o que acontece na igreja mórmon que existe uma forte hierarquia de chamados, inclusiva existindo as "Autoridades Gerais", que estão acima de todos outros irmãos e lideres de sua igreja.
"
Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. (1 Coríntios 12:28)
Paulo ensina duas coisas importantes que a igreja mórmon ignora:
1- O chamado de apóstolo precede ao de profeta. Na igreja mórmon o chamado de profeta é algo acima dos apóstolos comuns (veja) . A igreja Mórmon traz o conceito do Velho Testamento, retrocedendo à Antiga aliança em que profeta era responsável por liderar espiritualmente o povo de Deus, esquecendo de ler o Novo testamento e entender que estamos na Nova aliança, estabelecida por Cristo, onde Ele encerrou o lei dos profetas(Lucas 16:16).
2- Os "dons" e chamados são apenas para edificação do Corpo de Cristo. Quem guia a igreja é Cristo e não um profeta ou apóstolo, todos os chamados e os dons são apenas para fortalecer os membros, existe apenas uma cabeça que é Cristo, os demais fazem parte do corpo de Cristo, ninguém tem autoridade para se manter sobre os demais membros pois todos fazem parte do Corpo. Não é o que acontece na igreja mórmon que existe uma forte hierarquia de chamados, inclusiva existindo as "Autoridades Gerais", que estão acima de todos outros irmãos e lideres de sua igreja.
Pergunta: Quando a igreja primitiva teve 1 profeta para presidir a igreja?
Resposta: Nunca
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Pergunta: Quando Deus parou de chamar profetas para liderar seu povo?
Resposta: "Quando Jesus Cristo, instituiu seu ministério, terminando a lei dos profetas com João Batista ou seja após João Batista não seria mais chamado profetas para guiar o povo: A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele." (Lucas 16:16)
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Pergunta: Porque os Mórmons usam Amós para dizer que a igreja precisa ter um profeta recebendo revelação de Deus e guiando a igreja? "Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3:7)
Resposta: Porque eles usam um cristianismo misturado com judaísmo e aplicam uma escritura que está se referindo a Antiga Aliança, onde não existia apóstolo, não existia evangelista, não existia pastores, não existia nada da Nova Aliança, apenas existia o Povo de Deus e o profeta que guiava esse povo. De maneira equivoca eles distorcem as escrituras para enganar seus membros.
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Pergunta: Porque a igreja Mórmon usa um versículo de Efésios para dizer que a igreja de Cristo precisa de profetas guiando a igreja? "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;" (Efésios 2:20)
Resposta: Porque distorcem as escrituras, tirando coisas que ela não diz. Quem fizer a exegese desse versículo, vai ver que essa passagem não diz que os fundamentos da igreja de Cristo são apóstolos e profetas e sim diz que:
1- Sobre os fundamentos de "apóstolos e profetas" a igreja será edificada... Quem é o fundamento de apóstolos e profetas? Foi Cristo quem instruiu os apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo o fundamento dos apóstolos e profetas. Então a igreja será edificada sobre Cristo e não sobre apóstolos e profetas.
2- Paulo está se referindo aos profetas da igreja e não do Antigo Testamento na qual as funções são totalmente diferentes.
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Pergunta: Qual era a função do Profeta na Igreja Primitiva?
Resposta: Os profetas tinham a função de usar seu dom de profecia apenas para edificar os membros e nunca para ser um guia espiritual como no Velho Testamento, não existia apenas um profeta ou uma pessoa com o dom de profecia e esse dom não era exclusivo de homens. Colocar hoje um profeta para guiar a igreja, seria tentar voltar ao judaísmo e restabelecer uma lei que Cristo encerrou.
"E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo."(Atos 13:1)
"E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados." (1 Coríntios 14:29,31)
"Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada." (1 Coríntios 11:4-5)
AS HERESIAS DA DOUTRINA MÓRMON
A história do mormonismo tem
início com a pessoa de Joseph Smith, nascido a 23 de dezembro de 1805, no
Condado de Windsor, Estado de Vermont, nos Estados Unidos.
I. UM RESUMO HISTÓRICO DO
MORMONISMO
Para melhor compreender a
história do mormonismo, torna-se necessário estudá-la partindo da sua base,
isto é, da vida de Joseph Smith, o fundador da seita.
1.1. A PRIMEIRA VISÃO DE SMITH
Joseph Smith tinha mais ou menos
dez anos de idade quando, com seus pais, mudou-se para Palmyra, no Condado de
Ontário (atual Wayne), no Estado de Nova Iorque. Quatro anos após, mudou-se
novamente, agora para Manchester, também no Condado de Ontário.
Foi criado na ignorância,
pobreza e superstição. Ainda moço, decepcionou-se com as igrejas que conhecera.
Foi nesse tempo que diz ter recebido a sua primeira visão, segundo a qual
apareceram-lhe o Pai e o Filho, denunciando a falsidade de todas as igrejas,
com as seguintes palavras: “Eles se chegam a mim com os seus lábios, mas seus
corações estão longe de mim; eles ensinam mandamentos dos homens como doutrina,
tendo aparência de san¬tidade, mas negando o meu poder” (O Testemunho do
Profeta Joseph Smith, p. 4).
1.2. A SEGUNDA VISÃO DE SMITH
De acordo com a relato do
próprio Smith, apareceu-lhe o “anjo” Moroni, que, segundo fez crer, havia
vivido naquela mesma região há uns 1400 anos. Mórmon, o pai de Moroni, um
profeta, havia gravado a história do seu povo em placas de ouro. Quando estavam
a ponto de serem exterminados por seus inimigos, Moroni teria enterrado essas
placas ao pé de um monte próximo do local onde hoje é Palmyra. Nessa visão,
Moroni teria indicado a Joseph Smith o lugar onde as placas foram escondidas, e
emprestou-lhe umas pedras especiais, um certo tipo de lentes, chamadas “Urim” e
“Tumim”, com as quais Joseph Smith poderia decifrar e traduzir os dizeres
dessas placas.
Depois de conseguir as placas de
ouro e as lentes, Smith, sentado por trás de uma cortina, teria ditado a um
amigo a tradução do que estava escrito nas placas. Depois devolveu as placas e
as lentes a Moroni. Uma vez traduzida, a obra foi publicada pela primeira vez
em 1829, recebendo o título de O Livro de Mórmon.
1.3. FUNDAÇÃO DA IGREJA MÓRMON
Joseph Smith cedo encontrou quem
o aceitasse como profeta, pelo que fundou a “Igreja de Jesus Cristo dos Santos
dos Últimos Dias”. Desde então, ficou estabelecido como um princípio doutrinário
que esta era a única igreja verdadeira, e que fora dela não havia outro meio de
salvação para o homem.
Joseph Smith, fundador do Mormonismo
Uma série de “revelações” de
Joseph Smith foi desenvolvendo a doutrina dessa igreja, transformando-a,
através dos anos, numa forma de politeísmo. Os crentes deveriam edificar uma
teocracia, isto é, teriam o assessoramento de doze apóstolos. As pretensões de
domínio de Smith eram tão elevadas que ele chegou a lançar-se candidato à
presidência dos Estados Unidos.
Smith e seus seguidores sofriam
não poucas perseguições, razão por que eram levados a peregrinar de um a outro
ponto da América, procurando onde estabelecer uma colônia e fundar o reino de
Deus. Encontraram acolhida em Illinois, onde erigiram a cidade de Nauvoo. Ali,
acusado de grosseira imoralidade e falsificação, Smith foi preso, e uma turba
enfurecida invadiu a cadeia e, a tiros, matou Smith e seu irmão, Hyrum.
1.4. A DIVISÃO DA IGREJA MÓRMON
Depois da morte de Joseph Smith,
sua igreja se dividiu. A primeira facção seguiu a liderança de Brigham Young,
fiel discípulo do “profeta” Smith. Como ainda eram muitas as perseguições que
sofriam nessa época, Young e aqueles a quem liderava, após penosa peregrinação,
em julho de 1847, chegaram ao Estado de Utah, na época território mexicano não
ocupado, e, ali, onde hoje é a cidade de Salt Lake City, fundaram a sede da
igreja, uma espécie de quartel-general, de onde o mundo seria alcançado pelos
apóstolos do mormonismo.
A maioria, no entanto, decidiu
ficar sob a liderança de um filho de Joseph Smith, e separou-se dos demais,
permanecendo no Estado de Missouri. Reorganizaram a igreja e estabeleceram sua
sede em Independence, Missouri. Chamaram-na “Igreja Reorganizada de Jesus
Cristo dos Santos dos Últimos Dias”. Esta igreja tem prosperado e ainda
permanece, embora seja menor que a de Utah.
Das várias facções que surgiram
depois da morte de Joseph Smith, outra digna de menção é a “Igreja de Cristo do
Lote do
Templo”, com sede em
Bloomington, Estado de Illinóis. Segundo as “revelações” recebidas por alguns
líderes dessa facção, convenceram-se de que Sião, o lugar do regresso de Cristo
à Terra, está em Bloomington, e não em Israel. Crêem que Ele terá o seu templo
em certo lote da área onde está a sede dessa igreja.
II. O LIVRO DE MÓRMON
Cabe-nos perguntar: O Livro de
Mórmon é também a Palavra de Deus? Tem ele o significado e o valor que os
mórmons dizem ter? A resposta a ambas as perguntas é: NÃO!
2.1. O QUE É O LIVRO DE MÓRMON
A primeira edição de O Livro de
Mórmon para o português apareceu no ano de 1938, e, até o ano de 1975, já
haviam sido impressas seis edições. O Livro de Mórmon compõe-se de 15 livros,
divididos em capítulos e versículos, tal como a Bíblia Sagra¬da. Os seus livros
estão dispostos da seguinte maneira:
Nome do Livro Capítulos
Versículos
1º Livro de Nefi 22 618
2º Livro de Nefi 33 779
Livro de Jacó 7 203
Livro de Ênos 1 27
Livro de Jarom 1 15
Livro de Omni 1 30
As Palavras de Mórmon 1 18
Livro de Mosiah 29 786
Livro de Alma 63 1943
Livro de Helamã 16 497
3a Livro de Nefi 30 765
4a Livro de Nefi 1 49
Livro de Mórmon 9 227
Livro de Éter 15 433
Livro de Moroni 10 167
No seu todo, O Livro de Mórmon
soma um total de 239 capítulos e 6553 versículos. Nele são encontrados
capítulos inteiros da Bíblia. Por exemplo: Ia Nefi 20 é igual a Isaías 48; 2a
Nefi 12 e 24 são iguais a Isaías 2 e 14; 3a Nefi 24 é igual a Malaquias 3; 3a
Nefi 12 e 14 são iguais a Mateus 5 e 7; Moroni 10.7-20 é igual a 1 Coríntios
12.
Não obstante O Livro de Mórmon
conter muito da Bíblia Sagrada, ele a condena como um livro mutilado e cheio de
erros, que Satanás usa para escravizar os homens. Isto é dito textualmente em
Ia Nefi 13.28,29 e 2a Nefi 29.3,6.
2.2. TESTEMUNHOS CONTRA O LIVRO
DE MÓRMON
São muitíssimas as provas de que
O Livro de Mórmon é obra de homem e não a Palavra de Deus. Dentre essas provas
destacam-se as seguintes:
• A opinião mais comum entre os
estudiosos do mormonismo é que o conteúdo de O Livro de Mórmon, em grande
parte, foi tomado de um romance de Salomão Spaulding, um pastor presbiteriano
aposentado, que escreveu uma história fictícia dos primeiros habitantes da
América.
• As descobertas arqueológicas e
os estudos históricos provam que os primeiros habitantes da região indicada em
O Livro de Mórmon eram muito diferentes da descrição que ele dá quanto aos
costumes, nomes, caráter e línguas.
• O Livro de Mórmon contém mais
ou menos 10.000 citações diretas da versão da Bíblia inglesa “King James”,
publicada pela primeira vez em 1611.
• O livro pretende ser a
tradução de placas de ouro enterradas desde o ano 420 até 1823, contudo cita
com precisão capítulos inteiros de uma Bíblia publicada em 1611. Isso é
simplesmente inconcebível!
• O livro foi escrito em uma
linguagem paupérrima, porém, quando cita a Bíblia (o profeta Isaías, por
exemplo), mostra erudição de linguagem, mais uma prova de que esses textos
foram copiados diretamente da Bíblia.
• O Livro de Mórmon põe na boca
de personagens que viveram séculos antes de Cristo, palavras que a Bíblia
atribui a nosso Senhor; ou põe na boca do Senhor palavras que só poderiam sair
da boca de um bastardo e inculto.
• É estranho que Joseph Smith
não mostrasse as placas de ouro a ninguém mais, além das três testemunhas
abaixo, para que o seu testemunho fosse confirmado.
• Oliver Cowdery, David Whitner
e Martins Harris são citados em O Testemunho do Profeta Joseph Smith como tendo
visto as placas de ouro de onde Smith teria traduzido O Livro de Mórmon. O
próprio Smith os chama depois de “ladrões e mentirosos, dema¬siadamente maus
para serem mencionados” (Smith, History of the Church, vol. IV, p. 461).
• Para tão volumoso conteúdo de
O Livro de Mórmon, as placas de ouro que Joseph Smith descreveu requeriam um
trabalho microscópico ou algo miraculoso.
• Os muitos erros gramaticais e
de conteúdo de O Livro de Mórmon o fazem obra de homem e não Palavra de Deus.
III. O “PROFETA” JOSEPH SMITH
Como o caráter de qualquer
movimento ou religião é, de certa forma, um segmento do caráter do seu
fundador, torna-se evidente que quanto mais conhecermos a respeito de Joseph
Smith, melhor conheceremos o mormonismo, também chamado “A Igreja de Je¬sus
Cristo dos Santos dos Últimos Dias”.
Foi Joseph Smith um profeta de
Deus? Ou foi ele um falso profeta? A resposta a esta pergunta se acha na Bíblia
Sagrada.
3.1. COMO JULGAR UM PROFETA
Deus mesmo nos dá o critério
para julgar um profeta, procurando saber quando ele fala da parte do Senhor ou
fala de si mesmo; quando ele é um verdadeiro ou um falso profeta. Diz Deus:
“O profeta que presumir falar
alguma palavra em meu nome, que eu não lhe mandei falar, ou o que falar em nome
de outros deuses, esse profeta será morto. Se disseres no teu coração: ‘Como
conhecerei a palavra que o Senhor não falou?’ Sabe que quando esse profeta
falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir nem suceder como
profetizou, esta é a palavra que o Senhor não disse; com soberba a falou o tal
profeta: não tenhas temor dele… Quando um profeta ou sonhador se levantar no
meio de ti, e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio,
de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não
conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador”
(Dt 18.20-22; 13.1-3).
A prova do falso profeta tanto
era razoável como natural, e consistia no seguinte: 1) Se a palavra proferida
não se cumprir; ou 2) Se a palavra se cumprir, mas o profeta, prevalecendo-se
disto, conduzir as pessoas a se afastarem do verdadeiro Deus e a seguirem
outros deuses.
3.2. PROFECIAS DE JOSEPH SMITH
Vamos mostrar algumas das
“profecias” de Joseph Smith que não suportaram o rigor e o crivo da exatidão
divina:
3.2.1. A NOVA JERUSALÉM E SEU
TEMPLO
Smith profetizou que a Nova
Jerusalém e o seu templo devem ser erigidos no Estado de Missouri, nos Estados
Unidos, nesta geração (Doutrina e Pactos, seção 84.1-5).
Ratificando esta absurda
profecia, Orson Pratt, apóstolo do mormonismo, declarou efusivamente: “Os
Santos dos Últimos Dias esperam o cumprimento desta profecia durante a geração
em existência, em 1832, assim como esperam que o sol nasça e se ponha amanhã. —
Por quê? — Porque Deus não pode mentir. Ele cumprirá todas as suas promessas”
(Revista de Discursos, vol. IX, p. 71).
3.2.2. A CASA EM NAUVOO
Smith profetizou que sua casa em
Nauvoo haveria de permanecer e pertencer à sua família para sempre (Doutrina e
Pactos, Seção 124.56-60). Porém, após sua morte, os mórmons deixaram a cidade e
sua casa não pertence a nenhum dos seus familiares.
3.2.3. Os INIMIGOS
Aplicou a si próprio o texto de
2Q Nefi 3.14, dizendo que os seus inimigos seriam confundidos e destruídos ao
procurarem destruí-lo. No entanto, ele foi morto à bala na prisão de Cartthage,
em Illinóis, no dia 27 de junho de 1844.
3.2.4. O NASCIMENTO DE JESUS
Falou que Jesus devia nascer em
“Jerusalém”, que é a terra de nossos antepassados (Alma 7.10), quando a Bíblia
diz que Jesus nasceria em Belém da Judéia (Mq 5.2), profecia que se cumpriu
fielmente (Mt 2.1).
3.2.5. A VINDA DO SENHOR
Em 1835, profetizou: “a vinda do
Senhor está próxima… até mesmo cinqüenta e seis anos deviam terminar a cena”
(History of the Church, vol. II, p. 182).
3.2.6. Os “HABITANTES DA LUA”
Smith predisse que “os
habitantes da lua têm tamanho mais uniforme que os habitantes da Terra, têm
cerca de 1,83m de altura. Vestem-se muito à moda dos quacres, e seu estilo é
muito geral, com quase um só tipo de moda. Têm vida longa, chegando geralmente
a quase mil anos” (Revista de Oliver B. Huntinton, vol. II, p. 166).
IV. PRINCIPAIS DOUTRINAS DO
MORMONISMO
Como as demais seitas estudadas
ao longo deste livro, o mormonismo também possui suas doutrinas exóticas e
anti-bíblicas, como é mostrado a seguir.
4.1. REGRAS DE FÉ DO MORMONISMO
O próprio Joseph Smith, fundador
do mormonismo, escreveu aquilo que até hoje é aceito como “Regras de Fé d’A
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, as quais se seguem:
• Cremos em Deus, o Pai Eterno,
e no seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.
• Cremos que os homens serão
punidos pelos seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão.
• Cremos que, por meio do
sacrifício expiatório de Cristo, toda a humanidade pode ser salva pela
obediência às leis e regras do Evangelho.
• Cremos que os primeiros princípios
e ordenanças do Evangelho são: primeiro, fé no Senhor Jesus Cristo; segundo,
arrependimento; terceiro, batismo por imersão, para remissão dos nossos pecados;
quarto, imposição das mãos para o dom do Espírito Santo.
• Cremos que um homem deve ser
chamado por Deus, por profecia e por imposição de mãos por quem possua
autoridade para pregar o Evangelho e administrar ordenanças.
• Cremos na mesma organização
existente na igreja primitiva, isto é, apóstolos, profetas, pastores, mestres,
evangelistas.
• Cremos no dom de línguas, na
profecia, na revelação, nas visões, na cura, na interpretação de línguas, etc.
• Cremos ser a Bíblia a Palavra
de Deus, quando for correta a sua tradução; cremos também ser O Livro de Mórmon
a Palavra de Deus.
• Cremos em tudo o que Deus tem
revelado, em tudo o que Ele revela agora, e cremos que Ele ainda revelará
muitas grandes e importantes coisas pertencentes ao Reino de Deus.
• Cremos na coligação literal de
Sião, na restauração das Dez Tribos; que Sião será construída neste continente
(o norte-americano); que Cristo reinará pessoalmente sobre a Terra, a qual será
renovada e receberá a sua glória paradisíaca.
• Pretendemos ter o privilégio
de adorar a Deus, o Todo-Poderoso, de acordo com os ditames da nossa consciência,
e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar, como ou
o que quiserem.
• Cremos na submissão aos reis,
presidentes, governadores e magistrados, como também na obediência, honra e
manutenção da lei.
• Cremos ser honestos,
verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os
homens. Na realidade, podemos dizer que seguimos a admoestação de Paulo. Cremos
em todas as coisas e confiamos na capacidade de tudo suportar. Se houver
qualquer coisa virtuosa, amável e louvável, nós a procuraremos.
4.2. DESTRUINDO SOFISMAS
Tem assustado a muitos cristãos
sinceros o fato de haver grande semelhança entre determinados pontos deste
credo mórmon e a crença bíblica por eles esposada. Vem ao caso indagar: “Isto
significa que os mórmons comungam dos mesmos princípios espirituais que o
Cristianismo autêntico aceita como doutrina bíblica?” A resposta é: NÃO! Como a
sinceridade de uma crença não estabelece a sua veracidade, é muito fácil
mostrar que, na teoria, o mormonismo diz crer no que o verdadeiro cristão crê;
enquanto, na prática, as suas doutrinas se mostram pura heresia. Se não,
vejamos:
a. O Deus e o Cristo do mormonismo
não são os mesmos revelados na Bíblia.
b. Na doutrina mórmon a pena do
pecado é muito diferente da mostrada nas Escrituras.
c. A obra expiatória de Cristo
tem significado bem diferente para o mormonismo.
d. Ainda que admita crer nos “princípios
e ordenanças do Evangelho”, o mormonismo os faz monopólio próprio.
e. A vocação ministerial só é
legítima quando evidenciada por parte dos mórmons — dizem.
f. A Igreja Cristã fracassou,
pelo que o mormonismo com toda a sua hierarquia, é hoje o único representante
da verdadeira Igreja — afirmam.
g. As operações do Espírito,
conforme crê o mormonismo, nada têm a ver com aquelas manifestações tratadas no
Novo Testamento.
h. A Bíblia é um livro
imperfeito, precisando ser suplementada pelo O Livro de Mórmon, Doutrina e
Pactos, e A Pérola de Grande Preço — alegam.
i. A crença mórmon na revelação
progressiva de Deus objetiva estabelecer a canonicidade de O Livro de Mórmon,
bem como das chamadas “revelações” de Joseph Smith.
j. O mormonismo crê que, na
manifestação de Cristo, a América do Norte, e não Israel, será a sede do seu
governo milenar.
l. Enquanto admite crer nas
autoridades constituídas, o mormonismo praticamente nega obediência ao único e
verdadeiro Deus.
4.3. OUTRAS HERESIAS DA DOUTRINA
MÓRMON
Dado o grande volume de
doutrinas defendidas pelo mormonismo, dentre outras, atente para as seguintes:
4.3.1. ACERCA DA BÍBLIA
“A Bíblia é a Palavra de Deus,
escrita pelos homens. E básica no ensino mórmon. Mas os santos dos últimos dias
reconhecem que se introduziram erros nesta obra sagrada, devido à forma como
este livro chegou a nós. Além do mais, consideram-na incompleta como um guia…
“Suplementando-a, os santos dos
últimos dias possuem três outros livros. Estes, como a Bíblia, constituem as
obras-padrão da Igreja. São conhecidos como O Livro de Mórmon, Doutrina e
Pac¬tos, e A Pérola de Grande Preço” (Quem São os Mórmons?, p. 11).
4.3.2. ACERCA DE DEUS
“Agora ouvi, ó habitantes da
terra, judeus e gentios, santos e pecadores! Quando nosso pai chegou ao jardim
do Éden, entrou nele com um corpo celestial, e trouxe consigo Eva, uma de suas
esposas. Ele ajudou a organizar o mundo. Ele é Miguel, o Arcanjo, o Ancião de
Dias! acerca de quem santos homens têm escrito e falado — ele é o nosso pai e
nosso Deus, e o único Deus com quem devemos lidar” (Brigham Young, Revista de
Discursos, vol. Lpp. 50,51).
4.3.3. ACERCA DE JESUS CRISTO
“Ele não foi gerado pelo Espírito
Santo…” (Revista de Discursos, 1-50).
“Jesus Cristo foi polígamo:
Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, eram suas esposas pluralistas, e Maria
Madalena era outra. Também a festa nupcial de Cana da Galiléia, onde Jesus
transformou água em vinho, realizou-se por ocasião de um dos seus casamen¬tos”
(Brigham Young, Wife nfl 19, 384).
4.3.4. ACERCA DA IGREJA
“É evidente que a Igreja foi
literalmente expulsa da Terra; nos primeiros dez séculos que seguiram logo após
o ministério de Cris¬to, a autoridade do sacerdote foi perdida entre os homens,
e ne¬nhum poder humano poderia restaurá-la. Mas o Senhor, em sua misericórdia,
providenciou o restabelecimento de sua Igreja nos últimos dias, e pela última
vez… Foi já demonstrado que essa res¬tauração foi efetuada pelo Senhor através
do Profeta Joseph Smith” {Mediação e Expiação, pp. 170, 171, 178)”.
4.3.5. ACERCA DO BATISMO PELOS
MORTOS
“Temos aqui [Hebreus 6.1,2] a
explicação de como as portas de sua prisão poderão ser abertas e eles postos em
liberdade; pela crença do Evangelho, através do batismo pelos mortos. Os que
ainda estão na carne fazem trabalho vicário para os seus mortos, e, assim
tornam-se salvadores do monte Sião” (O Plano de Salva¬ção, p. 32).
4.3.6. ACERCA DO MATRIMÔNIO
“O matrimônio, na teologia
mórmon, é um contrato sagrado, ordenado divinamente. Sob a autoridade do
sacerdote, um homem e uma mulher são casados não somente para essa vida como
maridos e esposas legais, mas também para a eternidade” (Quem São os Mórmons?,
p. 13).
4.3.7. ACERCA DO CASTIGO ETERNO
“Não devemos dar uma
interpretação particular a este termo; procuraremos entender corretamente o seu
significado.
“Castigo eterno é o castigo de
Deus; sem fim é a punição de Deus; ou, em outras palavras, é o nome da punição
que Deus inflige, sendo ele eterno em sua natureza.
“Por isso, todos aqueles que
recebem castigo de Deus, recebem um castigo eterno, dure este uma hora, um dia,
uma semana, um ano ou uma era” (O Plano da Salvação, p. 35).
4.4. REFUTAÇÃO A ESSAS DOUTRINAS
FALSAS
O árbitro maior da fé cristã não
é a teologia seca e morta, nem as alegadas “visões” de homens, sejam eles quem
forem, mas a Bíblia Sagrada. E é à luz dos seus ensinos que as crenças do
mormonismo são refutadas, como é mostrado a seguir.
4.4.1. A BÍBLIA
A Bíblia Sagrada fala de si
mesma, como:
• O livro dos séculos (SI
119.89; 1 Pe 1.25).
• Divinamente inspirada (Jr
36.2; 2Tm 3.16; 2 Pe 1.21).
• Poderosa em sua influência (Jr
5.14; Rm 1.16; Ef 6.17; Hb4.12).
• Absolutamente digna de
confiança (1 Rs 8.56; Mt 5.18; Lc 21.33).
• Pura (SI 19.8).
• Santa, justa e boa (Rm 7.12).
• Perfeita (SI 19.7; Rm 12.2).
• Verdadeira (SI 119.142).
Os escritos mais antigos dos
Pais da Igreja, apoiados pelas mais recentes descobertas arqueológicas, provam
que a Bíblia é um livro inalterável em conteúdo literário e doutrinário.
4.4.2. DEUS
• Deus e Adão são pessoas
distintas. Deus é o Criador (Gn 1.26), enquanto Adão é criatura de Deus (Gn
1.27).
• Deus não é homem (Nm 23.19).
• Deus é Espírito (Jo 4.24).
• Deus é imutável (Ml 3.6).
• Deus é eterno (SI 102.26,27).
4.4.3. JESUS CRISTO
• Jesus Cristo foi gerado por
obra e graça do Espírito Santo (Lc 1.35).
• Dizer que Jesus era casado, e
que as Bodas de Cana da Galiléia foi a festa do seu próprio casamento,
demonstra ignorância quanto à exegese de João 2.2. Muito mais que isto,
constitui-se num abominável ultraje à Pessoa do Salvador Jesus Cristo.
4.4.4. A IGREJA
• A Igreja foi estabelecida por
Jesus (Mt 16.18).
• A Igreja está fundamentada em
Jesus (Mt 16.16,18).
• A Igreja é vitoriosa sobre o
inferno pelo poder de Jesus (Mt 16.18).
• A Igreja será salva da Grande
Tribulação pelo poder de Jesus (Ap3.10).
• A Igreja será glorificada por
Jesus (Ef 5.25-27).
É evidente que, durante séculos,
a Igreja tem sofrido a perseguição dos poderosos e a rejeição dos arrogantes,
contudo, tem brilhado e triunfado.
4.4.5. O BATISMO PELOS MORTOS
• Não há nenhuma referência na
Bíblia, nem na história eclesiástica, quanto ao batismo pelos mortos, como uma
prática da Igreja.
• A ênfase de Paulo em 1
Coríntios 15.29,30 é sobre a ressurreição dos mortos, e não sobre o batismo
pelos mortos. A referência de Paulo a esse batismo praticado pelo paganismo é
feita como represália àqueles que, a despeito de ensinarem a validade desse
batismo, negavam a possibilidade da ressurreição.
4.4.6. O MATRIMÔNIO
• Não obstante constituído por
Deus, o matrimônio não chega a ser um sacramento divino.
• Os ressuscitados serão como os
anjos, não se casam nem se dão em casamento (Mt 22.30).
4.4.7. O CASTIGO ETERNO
• Se a interpretação mórmon
quanto ao castigo dos ímpios é correta, então o gozo dos salvos não será eterno
no verdadeiro sentido da palavra. Assim sendo, como explicar passagens como João
6.51; 1 João 2.17 e Mateus 25.46?
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