sábado, 16 de março de 2013

As 12 perguntas ao novo papa



Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja
 Assembleia de Deus no Estácio

Rua Hadok Lobo, nº 92 - Pastor Presidente Jilsom
 Menezes de Oliveira


Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!



Francisco I tem dispensado a estola papal e ministrou usando a cruz de prata dos bispos no lugar da cruz de ouro que os demais papas usavam Veja a seguir as declarações do novo Papa aos fiéis da Igreja de todo o mundo e  veja a minha análise e diversas perguntas que o faço e que todos os líderes espirituais anseiam pelas suas respostas.

Sem Jesus somos uma ONG piedosa, diz papa


Durante sua primeira missa como papa, Francisco I ministrou um discurso falando que a Igreja precisa caminhar sem se esquecer de Jesus Cristo e do sacrifício da cruz.
Sem Jesus somos uma ONG piedosa, diz papaSem Jesus somos uma ONG piedosa, diz papa
“Se não confessarmos Jesus Cristo, poder ser uma ONG piedosa, mas não a Igreja”, disse o novo papa. “Quando não se caminha, paramos. Quando não se constrói com pedras, o que acontece? O mesmo que acontece com crianças na praia quando fazem castelos de areia”.
Francisco I pregava gesticulando e olhando diretamente para os 114 cardeais que assistiam a missa. Ele chegou a citar a passagem da casa edificada na areia e a casa edificada na rocha, dizendo que a primeira não tem consistência, por não ter confessado a Jesus, que é rocha.
“E quando não se confessa a Jesus Cristo, confessa-se à mundanidade do diabo”.
“Espero que todos nós, nesses dias de Graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor. De edificar a Igreja com o sangue do Senhor. Espero que o Espírito Santo e a Virgem nos ajudem a viver isso: caminhar, edificar e confessar ao Jesus Cristo crucificado.”
Desde que apareceu na sacada da Capela Sistina ao ser anunciado como novo papa, Jorge Mario Bergoglio tem chamado atenção por dispensar utensílios do papado. Na terça-feira ele apareceu apenas com a batina e durante sua primeira missa ele também dispensou a estola papal e usou uma cruz de prata, usada pelos bispos.
A partir de agora vamos fazer uma análise teológica e deixar algumas perguntas ao novo Papa!
O Papa disse em sua fala inicial que : “Se não confessarmos Jesus Cristo, poder ser uma ONG piedosa, mas não a Igreja”, disse o novo papa. “Quando não se caminha, paramos. Quando não se constrói com pedras, o que acontece? O mesmo que acontece com crianças na praia quando fazem castelos de areia”.
Minha análise:
O que o papa está querendo dizer com isso: 
1. Teria errado a Igreja ao longo de sua história por não ter confessado a Jesus? 
2. Teria a Igreja Católica ao longo dos anos apenas subsistido a mercê de praticar obras de caridade?
3.  Estaria a Igreja Católica nos últimos anos no sedentarismo?
 4. Estaria a Igreja Católica na visão e análise papal construído o seu castelo na areia?

O Papa está quase certo!  Ele disse: "Ele chegou a citar a passagem da casa edificada na areia e a casa edificada na rocha, dizendo que a primeira não tem consistência, por não ter confessado a Jesus, que é rocha". 
5.  Este pensamento é perfeito. Estaria ele querendo dizer que a Igreja católica não está edificada sobre a Rocha que é Jesus?
Depois ele reiterou: “E quando não se confessa a Jesus Cristo, confessa-se à mundanidade do diabo”.

6. Será que o papa é contra o confessionário ou a confissão auricular aonde os fiéis daquela Igreja confessam ao Padre os seus erros e não a Jesus diretamente?

Espero que todos nós, nesses dias de Graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor. De edificar a Igreja com o sangue do Senhor. Espero que o Espírito Santo e a Virgem nos ajudem a viver isso: caminhar, edificar e confessar ao Jesus Cristo crucificado.”

O que o novo Papa planeja com os fiéis nos próximos anos?
7.  Deseja caminhar verdadeiramente na presença do Senhor?  
8. A cruz continuaria fazendo parte dessa trajetória?
9. Será que ele pensa que o Sangue de Jesus tem a função de edificar a Igreja do Senhor? 
10. A virgem Maria teria a função de auxiliar o Espírito Santo a nosso favor?
11. Como mestre da Igreja Católica não estaria equivocado ao pedir que vos fiéis confessem a um Jesus crucificado?

Desde que apareceu na sacada da Capela Sistina ao ser anunciado como novo papa, Jorge Mario Bergoglio tem chamado atenção por dispensar utensílios do papado. Na terça-feira ele apareceu apenas com a batina e durante sua primeira missa ele também dispensou a estola papal e usou uma cruz de prata, usada pelos bispos.
Minha análise: Ao dispensar utensílios do papado; a estola papal ; uma cruz de prata, ao invés de ouro. O Papa imita  a S. Francisco o santo dos pobres.
 Com isso ele visa  alcançar os mais pobres. 

12. Até aí tudo bem, mas, o problema maior da Igreja não seria se preocupar bastante em reprimir e punir os Padres envolvidos no escândalo de pedofilia?

Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós em nome de Jesus, amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário